Compras online – Guia da Leoa

Quem já tenha “perdido” alguns minutos a ler o meu blog já deve ter percebido que compras online são uma actividade recorrente na minha vida.

Assim sendo, decidi criar este post para guardar para a posteridade alguns links úteis e informações relevantes no tema e que poderá ser actualizado se necessário após reparar que a minha “cábula” sobre este tema já era extensa.

GEARBEST

Compras online

Este é o site onde faço mais compras online, recomendado por alguns grandes Youtubers portugueses como o Nuno AgoniaBernardo Almeida ou Tiago Ramos

Fiz algumas experiências que correram extremamente bem, incluindo compras onde foi necessário substituir o item por falta de stock e devolução parcial de valor pago e uma sugestão que vos faço é: se pretendem adquirir algum produto, verifiquem a App e o site pois às vezes existem promoções exclusivas para cada uma das plataformas.

A Gearbest pretende ser um ponto de referência no e-commerce, fornecendo uma grande diversidade de produtos desde gadgets a moda e com um catálogo constantemente em expansão. O seu transporte é porta-a-porta, fazendo envios para todo o mundo e o seu Apoio ao Cliente está disponível através de vários meios como o Live Chat, Messenger ou Tickets.

Apesar de ser uma loja originalmente situada na China, actualmente tem armazéns localizados em outros países asiáticos, europeus e Estados Unidos.

Como evitar a Alfândega

Obviamente que a maneira mais simples de evitar a Alfândega para não ser necessário o pagamento de taxas alfandegárias é a compra através de armazéns europeus, uma vez que o produto já se encontra em território europeu, logo não sujeito a taxa.

Eis alguns dos armazéns localizados na Europa ou com ligação directa a armazéns europeus onde podemos fazer as nossas compras online de uma forma relativamente tranquila.

No entanto, nem sempre os produtos pretendidos estão com stock ou a preços apelativos nos armazéns europeus logo é necessário ver os armazéns asiáticos, o que suscita algum receio a alguns compradores pois segundo a legislação portuguesa compras superiores a 22€ vindas de fora da UE podem ser taxadas pela Alfândega.

Para esses casos deveremos escolher:

  • China (CH): Priority Line >> Spain Express ou Spain Line
  • Hong Kong (HK e HK2): Priority Line  >>  Local Direct Express ou Spain Express

No caso de compras inferiores a 22€ (portes incluídos nesse valor), podemos seleccionar o método que pretendermos no entanto é de ter em consideração que alguns desses métodos não são registados, ou seja, não haverá qualquer tipo de tracking desde a saída até à entrega.

Actualização a 16 de Julho de 2018

A Gearbest renomeou os armazéns europeus, passando agora a denominarem-se de CN-XXX, tal como apresenta a seguinte tabela:

CN-001 Reino Unido
CN-002 Turquia
CN-003 Itália
CN-004 Itália
CN-005 Espanha
CN-006 Espanha
Fast-07 Espanha
Fast-08 Polónia
CN-009 Alemanha
CN-010 Itália
CN-011 Espanha
CN-012 Alemanha
CN-013 Espanha
CN-014 Reino Unido
CN-015 Reino Unido
CN-016 República Checa
CN-017 Reino Unido
CN-018 Reino Unido
CN-019 Reino Unido
CN-020 Itália
CN-021 Reino Unido
CN-022 Reino Unido
Fast-23 República Checa
CN-024 Reino Unido
CN-025 Reino Unido
CN-026 Polónia
Fast-27 Reino Unido
CN-028 França
Fast-29 Espanha
Fast-30 França
CN-031 Alemanha

TOMTOP

Compras online

À semelhança da Gearbest, a Tomtop é uma loja chinesa especializada em jogos, acessórios de computador, acessórios para telemóveis, vestuário, casa e jardim, jóias, media players, acessórios de carro, modelos RC entre outros.

Também dispõe de armazéns fora da China, o que facilita as encomendas provenientes de países europeus como nós.

Como evitar a Alfândega

Como ainda não experimentei fazer compras na Tomtop, não consigo avaliar bem o seu serviço nem confirmar se existe algum método que seja realmente eficaz, à semelhança do Priority Line da Gearbest.

No entanto, nas minhas pesquisas, alguns blogs e sites referem que o método Duty Free Shipping seja o método em questão.

Se quiserem evitar ou experimentar esta situação, podem sempre adquirir produtos que se localizem em armazéns europeus.

BANGGOODGEEKBUYNG

Compras online

Tanto a Banggood como a Geekbuying eu utilizo para uma pesquisa pois estas lojas nem sempre apresentam preços tão apelativo.

No entanto, é sempre bom saber lojas alternativas em caso de ruptura de stock nas nossas lojas habituais e estar de olho nas promoções que possam compensar. 

À semelhança dos sites anteriormente listados, ambos podem ser boa aposta para a compra de gadgets e produtos tecnológicos com uma vasta variedade de produtos, preços acessíveis e entregas com prazos apetecíveis.

Como evitar a Alfândega

No caso da Banggood, para se verificar a possibilidade de seleccionar o método de envio que evite a alfândega, deve-se clicar no método de envio existente abaixo do pequeno descritivo do produto e seleccionar a opção Priority Direct Mail.

No caso da Geekbuying, existem 3 alternativas para a escolha do envio sendo elas:

  • China: EU Priority Line
  • Hong Kong: HKEU Priority Line
  • Alternativa: Railroad Line (podem chegar sem taxas a aplicar)

FACEBOOK & SITES ÚTEIS

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.