Ser Blogger – Book Review

Ser Blogger: provavelmente o pensamento que já passou pela cabeça de algumas pessoas que interagem diariamente com a Internet.

No meu caso, sempre gostei de concentrar informações que fossem úteis tanto a mim ou a terceiros num só local pelo que me iniciei no mundo dos blogs há já alguns anos.

Um pouco do meu histórico

Antes

Uma experiência aqui, uma experiência ali e cheguei a manter um blog por uns tempos por volta dos meus 18 anos como forma de escape das aulas da faculdade mas acabei por desistir do blog tanto por falta de tempo como por comentários demasiado agressivos para uma míuda com uma auto-estima ainda algo frágil conseguir geri-los.

Entretanto, após algum tempo e entrada no mundo do trabalho, decidi criar de raiz este blog em Setembro de 2016, com os meus 26 aninhos acabados de fazer onde decidi explorar um pouco dos assuntos que me interessam como saúde, estética, compras online, livros, música, tecnologia, etc.

Agora

Devido ao meu trabalho actual exigir diariamente a gestão de redes sociais, sites e contactos com clientes na área de Saúde e Estética, vi-me obrigada a aprofundar os meus conhecimentos que até então eram muito na base do auto-didacta e decidi ingressar num curso de Marketing Digital no início de 2017, tendo o completado recentemente e adquirido ferramentas extremamente úteis. 

Futuro

Então e o meu blog? O que seria dele?

Foi aí que decidi começar a pôr em prática alguns dos conhecimentos adquiridos no curso mas achei que necessitava de mais um “empurrãozinho” que pudesse estar ao meu lado sempre que tivesse alguma dúvida. 

Quem sabe se não decido apostar exclusivamente nesta área?

E é aí que entra o livro Ser Blogger – Como criar, comunicar e rentabilizar um Blog de Sandra Alvarez e Carolina Afonso, autoras do blog Influenciadores.

As autoras

CA & SA

Carolina Afonso

Carolina Afonso é doutorada em Marketing (Universidad Complutense de Madrid), mestre em Marketing e pós-graduada em Marketing Management (ISEG) e licenciada em Relações Internacionais (UNL) bem como certificada em Google Adwords e Facebook Blueprint.

É professora universitária e profissional de marketing com mais de 10 anos de experiência na área das Tecnologias de Informação, foi directora de marketing da ASUS entre 2008 e 2016, altura em que finalizou o seu doutoramento e se dedicou ao ensino e formação .

Em Janeiro de 2018 foi nomeada directora de marketing na Konica Minolta.

Sandra Alvarez

Sandra Alvarez Baptista é mestre em Marketing (ISCTE), pós-graduada em Marketing Digital (INDEG-ISCTE), pós-graduada em Marketing e Publicidade (IPAM) e licenciada em Economia (ISEG) e é docente no ISEG, ISCTE e FLAG.

Tem mais de 20 anos de experiência profissional em várias áreas do marketing e da comunicação de marcas e actualmente trabalha na área de media, sendo directora-geral na PHD.

O livro

 


Previamente à compra do livro, decidi explorar um pouco sobre ele, uma vez que não o conhecia nem às autoras.

Li em algumas reviews que o livro poderia ser algo básico, virado mais para quem está indeciso e necessita daquele “empurrãozinho” para dar o primeiro passo mas com a Feira do Livro de Lisboa mesmo ali à porta e o livro na minha wish list, decidi apostar na compra.

Quem estiver indeciso, pode sempre ler um excerto do livro aqui.

Porque comprei?

Ter um blog há quase 2 anos não faz de mim uma expert, muito pelo contrário, pois não estou familiarizada com todos os aspectos a ter em conta e, ainda por cima, vai-se adoptando vícios e manias que poderão ser contraproducentes ao nosso plano traçado. 

O meu objectivo inicial era a partilha de informação e opiniões mas se invisto uma parte de mim neste projecto, porque não obter algum retorno dele?

Podemos obter grande parte desta informação e dicas na Internet mas o que me cativou foi o facto de isto ser um livro: um objecto que posso levar para qualquer lado e me permite “desligar” por alguns momentos do mundo digital, ficando apenas focada na nova informação prestes a ser absorvida antes de a pôr em prática.

Vale a pena?

Vale a pena adquirir o livro e para quem quer começar um blog e necessita de apoio.

Este livro faz um excelente trabalho de pesquisa e apoio, tratando de 6 temas importantes a abordar: ser blogger, planeamento, design, comunicação e crescimento, rentabilização e análise.

Já tenho um blog, continua a valer a pena?

Para quem já possui um blog como eu, a parte inicial onde se definem as bases do blog poderá parecer um pouco redundante pois foca-se principalmente naquele “empurrãozinho” de quem está indeciso se deve começar um blog ou não através de definição de objectivos, temas, público-alvo, etc.

No entanto serviu para poder avaliar se as decisões que tomei foram as mais adequadas e se existe algo que posso melhorar no trajecto do blog e as restantes temáticas, um pouco mais técnicas e detalhadas, consistem em ferramentas essenciais que levam o leitor a ponderar e decidir o que quer fazer do seu blog e até aonde quer que ele vá.

Opinião

Frases como “Para começar a ganhar dinheiro com um blog, não é imprescindivel ter muito tráfego, mas ter visitantes de qualidade” ou “Afinal, para que serve ter milhares de visitas diárias, se nenhuma dessas pessoas tem interesse no que o seu blog está a dizer?” acabam por motivar quem está numa fase embrionária com cerca de 5-10 visitantes diários orgânicos e com uma taxa de retorno de cerca de 25%.

Conclusão

No final de tudo, trata-se de um livro recheado de informações úteis e relevantes nas mais diversas temáticas dando especial atenção à ética no mundo digital e à identidade do blog, contendo testemunhos reais feitos por bloggers reconhecidos que nos dão algumas dicas e avisos bem sugestões de recursos úteis ao dia-a-dia do nosso blog.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.